No Cloud4Mobile é possível criar ações automatizadas, capazes agir em determinadas situações. Neste artigo, vamos mostrar como é possível usar essa funcionalidade com dispositivos que entram e saem de cercas eletrônicas.
Lembrando que cercas eletrôncias, são áreas pré-definidas pelo administrador do console, onde o dispositivo é autorizado a circular.
Na tela inicial do C4M, vá ao menu “Automações” conforme mostrado na imagem abaixo.

Já na tela de automações, localize no canto superior direito o botão “Criar observador de eventos“.

Já na próxima tela (abaixo), você deverá definir vários parâmetros do evento a ser criado. Poderá dar um nome ao evento (de sua escolha), adicionar uma descrição, escolher o escopo (Grupo/subgrupo) que vai receber aquele evento, o status do evento (habilitado/não habilitado), e o tipo de evento (neste caso, o “Cruzamento de Cerca Eletrônica“).
Em “Condições de Execução“, você deve definir as condições que irão fazer o evento ser disparado no ambiente. Como a ideia deste artigo é orientar no processo de entrada ou saída da cerca eletrônica, vamos realizar a configuração agora para um dispositivo que entrou na cerca eletrônica. Por fim, clique em “Avançar“.

Na etapa anterior, você configurou os gatilhos que farão o evento ser disparado. Agora na etapa abaixo, você definirá o que o console irá fazer quando os gatilhos anteriores forem acionados.
Clique no botão de “+” para configurar as ações.

Você deve dar um nome para a ação e definir qual (daquelas disponíveis) você irá escolher. Conforme a imagem, é possível definir desde um simples alerta a até um comando de bloqueio do dispositivo.

Dependendo da ação que você defina, novos campos irão surgir para que sejam definidos novos parâmetros. Abaixo está um exemplo mostrando a configuração de uma ação, onde o dispositivo será transferido para outro grupo.

Neste exemplo, a ação seria emitir um alerta (aviso), permitindo que um e-mail seja enviado para um determinado endereço.

Neste caso, a ideia é configurar uma ação que irá bloquear o dispositivo. Você pode inclusive definir a senha para posterior desbloqueio do aparelho.

Você pode criar mais de uma ação para um único evento. Abaixo, é mostrado que um único evento possui 3 ações diferentes. Dessa maneira, você pode customizar da maneira que desejar o evento.
Após estar tudo configurado, basta clicar em “Salvar“.

Para configurar um evento para a saída da cerca eletrônica, basta repetir o mesmo processo, mudando apenas o parâmetro do evento para “Saiu da Cerca Eletrônica“.

As ações disponíveis no observador de eventos permanecem as mesmas. Você pode aplicar um conjunto de regras para quando o aparelho sair da cerca, e aplicar o mesmo conjunto de regras ao contrário para quando o dispositivo retornar para dentro da cerca.






